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domingo, 22 de setembro de 2013

OpenGL 3.0 ES: Saiba as novidades da API gráfica para Android e iOS

Publicado as domingo, 22 de setembro de 2013  |  Sem Comentarios


Apple e Google anunciaram os novos iPhone 5S e Nexus 7 2013 com um destaque em comum: a utilização de gráficos em OpenGL 3.0 ES. A nova tecnologia promete revolucionar a aparência dos jogos para smartphones e tablets. Para te ajudar entender, o Planeta Android preparou um especial com as principais informações sobre o novo OpenGL 3.0 ES.

Em apresentações recentes, tanto Google como Apple fizeram questão de demonstrar o suporte à OpenGL 3.0 ES. O Google saiu na frente, anunciando o uso da API no Android 4.3, usando como exemplo Asphalt 8: Airborne. Poucos meses depois, foi a vez de a Apple anunciar que o iPhone 5S teria suporte a tecnologia. Na oportunidade, foi anunciado o Infinity Blade III.

O que há de novo no OpenGL 3.0 ES? 

A API OpenGL 3.0 ES traz uma série de melhorias em relação a anterior. Dentre elas, está um novo recurso chamado occlusion queries, que ajuda a liberar a GPU através do cálculo de objetos obstruídos por outros e evita processamento desnecessário. Outra novidade é a compressão de texturas no formato ETC2 / EAC. Anteriormente, na OpenGL 2.0 ES não havia um padrão consolidado e os desenvolvedores tinham que gerar texturas para vários tipos de GPUs, como Adreno, PowerVR, Mali e outras. Agora, haverá a possibilidade de reduzir o esforço dos programadores e aumentar a compatibilidade dos jogos, algo a ser bastante comemorado no Android. A nova versão da linguagem GL SL (Shader Language) terá suporte total para operações de números inteiros e de pontos flutuantes para até 32 bits, algo essencial para efeitos de iluminação. Esse avanço torna o OpenGL ES ainda mais próximo da versão para desktops, usada por placas gráficas da Nvidia e AMD, por exemplo.
Nas GPUs com suporte a OpenGL 3.0 ES, jogadores poderão perceber jogos muito mais realistas, graças ao suporte a múltiplos tipos de textura: de ponto flutuante, de profundidade Vertex, LOD, NPOT e muitas outras. A nova API permitirá também o uso de filtros MSAA, o que diminui drasticamente os serrilhados dos jogos e multiplica o poder de renderização, permitindo a GPU renderizar até quatro texturas de uma única vez.

Em quais aparelhos o OpenGL 3.0 ES estará disponível A implementação do OpenGL 3.0 ES 

para geração de gráficos realistas no jogos, só poderá ser utilizada por processadores com GPUs recentes. Nos dispositivos da Apple, apenas o iPhone 5S possuirá o recurso. Já no Android alguns aparelhos já disponíveis poderão ganhar o suporte após a atualização para Android 4.3 (Jelly Bean). Serão compatíveis apenas os smartphones e tablets com GPU Adreno a partir da 320, Mali T6xx e PowerVR 6. Alguns exemplos são Galaxy S4 com processador Snapdragon, Galaxy Note 3, LG G2, Moto X, Nexus 4 e Xperia Z.

Fonte: Planeta Android

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