Google+

domingo, 22 de setembro de 2013

Google sabe quase todas as senhas de Wi-Fi do mundo

Publicado as domingo, 22 de setembro de 2013  |  Sem Comentarios

android noticias

Por meio da função de backup a Gigante de Mountain View tem como saber a senha de praticamente todas as redes Wi-Fi do mundo E eis que temos mais uma notícia envolvendo empresas de tecnologia e segurança. Com os últimos escândalos envolvendo os Estados Unidos, a NSA e o projeto PRISM, a preocupação com privacidade e segurança de nossos dados aumentou. Assim, os olhares se voltaram para as grandes empresas de tecnologia, que têm acesso privilegiado aos nossos dados, como Google, Apple e Microsoft. Você sabia que por meio do Android, seu sistema operacional móvel, a Google pode ter a senha de quase todas as redes Wi-Fi do mundo? Sim, raciocine comigo. Atualmente, são mais de 750 milhões de smartphones Android em uso (note que estamos excluindo os tablets). Sempre que possível, os usuários se conectam a redes Wi-Fi, para economizarem na franquia do 3G ou 4G, dependendo do aparelho. Lembre-se também que o Android permite que esse tipo de dado seja guardado nos servidores da Google. Assim, não é preciso ser nenhum gênio para ligar os pontinhos e perceber que a Gigante de Mountain View pode sim ter a senha das redes Wi-Fi de quase todo o mundo.

Além do mais, as atitudes da empresa em relação a essa informação são bem estranhas. Por exemplo, até pouco tempo atrás, ela nem sequer mencionava que esse tipo de dados ficava guardado em seus servidores. E para completar, a opção para desabilitar tal compartilhamento no Android não é das mais intuitivas, fazendo com que a grande maioria dos usuários não saibam como desabilitar este tipo de backup.

Apesar dos dados estarem criptografados nos servidores da Google, há sim meios deles terem acesso às informações livres de criptografia. E outra, se o governo americano quiser, pode exigir que a Google lhe passe o acesso à essas informações. E nesse caso, é bem difícil para a companhia dizer um não ao tio Obama. Mas agora você deve estar se perguntando: o que ele poderia fazer com a senha da minha Wi-Fi? Bom, ele poderia, por exempo, fazer spoof de todos os dados trafegados na rede, mesmo que você use alguma rede anônima, como Tor, Onion, FreeNET e outras. Sentiu o drama agora?

Bem, como, então, podemos impedir que a Google mantenha as senhas de nossas redes Wi-Fi armazenadas? É bem simples.
Se você usa o Android Gingerbread: Vá em Ajustes, depois em Privacidade. Neste próximo passo você deve usar de perspicácia, pois as nomenclaturas variam de fabricante para fabricante. Algumas usam “Cópia de segurança dos meus dados”, outras dizem “Cópias de segurança de meus ajustes e, ainda outras, dizem apenas “Backup”. Então, veja qual a opção se enquadra melhor e a desabilite.

No Android 4.0 e superior (essa tarefa é mais padronizada): Basta ir em Configurações, Fazer backup e redefinir e então desmarcar a opção Fazer backup. Depois de feito isso, você terá de se responsabilizar de fazer seus backups manualmente. A maioria das pessoas não faz nem do PC desktop, quanto mais do celular. Mas são as desvantagens do processo. Tudo para manter a privacidade.

Fonte: ShowMetech,

Arquivado Em :

0 comentários :

Redes

twitter

©2013 - Site 100% Livre Crative Commons, Meus App Android - Compartilhando o Poder do Android. Criado por Pedro Victor - SEO
back to top